top of page
banner_empreendedor_2.webp

Receba a 5ª Empreende

Grátis e Semanal

Toda quinta-feira, nossa newsletter entrega insights rápidos e práticos para ajudar micro e pequenos empreendedores a sair do operacional, organizar ações estratégicas e construir negócios autossuficientes. Comece agora a transformar seu negócio!

Obrigado(a)!

Esdras Eliwan, PMP

Não varra os seus problemas para debaixo do tapete


Com tantos problemas que enfrentamos no trabalho e na vida pessoal, temos a sensação que nunca haverá tempo suficiente para resolver cada um dos problemas sem lidar com algum imprevisto ao longo do caminho. Os problemas se acumulam de maneira tão exponencial que você se pega criando atalhos para aliviar de maneira temporária a tensão, causando a falsa sensação de alívio e com isso passando de maneira desordenada para a resolução do próximo problema. No fim você se pega em um ciclo vicioso onde os seus problemas parecem não ter mais fim. Soa familiar?

Problemas irão surgir a todo instante e precisam ser resolvidos. Varrê-los para debaixo do tapete não será uma maneira inteligente agir.

Um líder deve ter em mente que uma das razões de sua existência é a sua capacidade de resolver e minimizar os problemas. Isso significa que devemos arregaçar as mangas e enfrentar os problemas cara a cara e não fingir que eles não existem acreditando que de maneira milagrosa eles irão desaparecer.

Um líder nunca deve ver um problema como uma distração ou uma pedra em seu sapato, mas sim como um facilitador estratégico para a melhoria contínua e oportunidades anteriormente não vistas.

Existem várias maneiras de resolver problemas e vai depender da situação em que você se encontra, sua experiência, sua atitude. Se você é um líder de um projeto, uma grande empresa ou até mesmo um pequeno empresário, mas separei algumas maneiras eficazes de resolver problemas:

1) Comunicação Transparente: Neste momento as preocupações e pontos de vista devem ser expressos livremente. É muito difícil chegar a causa raiz dos problemas quando as pessoas não falam.

2) Evite a guerra de egos: Não existe cenário mais complexo de tentar resolver problemas concorrendo com a política corporativa, auto-promoção, jogadas de poder e inveja. Você precisará ser resiliente e focar na resolução do problema.

3) Defina uma estratégia: Sem estratégia, a mudança é meramente substituição, não evolução. Uma estratégia sólida deve ser implementada para resolver qualquer problema. Muitos líderes tentam dissecar um problema ao invés de identificar a estratégia de mudança que está no próprio problema.

4) Planeje: Faça um plano de ação tendo como objetivo a resolução do problema (importante ter no plano responsáveis e prazos bem definidos), acrescento ainda a importância de quebrar o problema em partes menores identificando a causa raiz (Existe um ditado popular que diz…”vamos comer o boi aos bifes” - me perdoe os vegetarianos).

Você sabe que tem uma grande liderança em sua organização quando a resolução de problemas se torna um processo contínuo que permite que as pessoas e a organização cresçam e melhorem. A habilidade de resolver problemas é o maior facilitador do crescimento e da oportunidade.

“As vezes você só precisa de uma experiência incrível

para ver a vida de outro jeito."

©Copyright
banner_empreendedor_3.webp

Transforme o seu negócio em apenas 30 minutos

Reserve sua mentoria gratuita com Esdras Eliwan e entenda como o Programacelera Negócios pode estruturar sua empresa e equipe para atingir resultados práticos e lucrativos.

bottom of page