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Fazer o dever de casa antes de começar o projeto


Uma das maiores armadilhas para a maioria dos gerentes que assumem o projeto pela primeira vez, é que de fato eles não conseguem tempo suficiente para absorver todos os detalhes do projeto. E é compreensível que neste momento você esteja cheio de adrenalina para começar o trabalho, entretanto você deve se lembrar que o seu papel mudou significativamente e você não pode mais olhar o projeto da mesma maneira que um colaborador.

Você inclusive deve garantir que o projeto será construído sobre uma base sólida e com total apoio das partes interessadas. Além de aprender os papéis e as expectativas de cada stakeholder e sua influência. Você também precisa conhecer sua equipe e analisar as metas do projeto. Nesta fase, você deverá verificar a disponibilidade de recursos, prazos a serem cumpridos e qualquer outro detalhe importante.

E se você receber tudo por escrito no início do projeto? Ótimo, pois você terá uma base excelente para desenvolver seu projeto, mas lembre-se que as mudanças são inevitáveis e como Gerente de Projetos você deve manter o controle e sinalizar quando o projeto começar a tomar uma forma completamente diferente do que foi inicialmente planejado. Isso é fundamental para evitar o desastre se o seu cliente tende para "Scope Creep", que é quando alguém pede "apenas mais uma coisinha" repetidamente, até que o esforço se torne muito mais ou diferente do que quando começou.

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