Fazer o dever de casa antes de começar o projeto


Uma das maiores armadilhas para a maioria dos gerentes que assumem o projeto pela primeira vez, é que de fato eles não conseguem tempo suficiente para absorver todos os detalhes do projeto. E é compreensível que neste momento você esteja cheio de adrenalina para começar o trabalho, entretanto você deve se lembrar que o seu papel mudou significativamente e você não pode mais olhar o projeto da mesma maneira que um colaborador.

Você inclusive deve garantir que o projeto será construído sobre uma base sólida e com total apoio das partes interessadas. Além de aprender os papéis e as expectativas de cada stakeholder e sua influência. Você também precisa conhecer sua equipe e analisar as metas do projeto. Nesta fase, você deverá verificar a disponibilidade de recursos, prazos a serem cumpridos e qualquer outro detalhe importante.

E se você receber tudo por escrito no início do projeto? Ótimo, pois você terá uma base excelente para desenvolver seu projeto, mas lembre-se que as mudanças são inevitáveis e como Gerente de Projetos você deve manter o controle e sinalizar quando o projeto começar a tomar uma forma completamente diferente do que foi inicialmente planejado. Isso é fundamental para evitar o desastre se o seu cliente tende para "Scope Creep", que é quando alguém pede "apenas mais uma coisinha" repetidamente, até que o esforço se torne muito mais ou diferente do que quando começou.

Gostou do post? Não deixe de comentar e sugerir um tema para a próxima semana.

#stakeholder #GerentedeProjetos #ScopeCreep

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon
  • Pinterest - White Circle

© 2016 - 2020 PMWay Consulting and Training.Todos os direitos reservados. CNPJ: 24.540.360/0001-44

Praia de Botafogo, Botafogo - Rio de Janeiro-RJ BRASIL

Contrato: 21 99871-2033 - E-mail: contato@pmway.com.br

Os serviços do site são disponibilizados online.

Política de entrega, troca, devolução e reeembolso