5 maneiras de evitar as doenças do projeto


Você sofre com esses problemas indesejáveis em seus projetos?

  • Atrasos

  • Recursos sobrecarregados

  • Mudanças constantes (por longos cronogramas)

  • Recursos não disponíveis quando necessário

  • Mudanças de prioridade, retrabalhos

Já parou para pensar que você pode estar com a doença do projeto? Então continue a leitura para saber quais são as cinco maneiras de evitar as doenças do projeto.

1. Multitarefa Nociva

Você está trabalhando em uma tarefa e alguém depende dela começar outra tarefa? As prioridades mudam de maneira constante, interrompendo uma tarefa pela metade para começar outra? Então você acabou de entender o que é uma Multitarefa Nociva. Na maioria das vezes o Gerente de Projetos precisa estar atendo a priorização das tarefas para evitar este tipo de doença.

2. Lei de Parkinson

“O trabalho se expande para preencher o tempo disponível para sua conclusão.”

Pense da seguinte forma...Um programador estima cerca de 20h (16h + 4h de segurança) de desenvolvimento e sinaliza ao seu Supervisor, que acrescenta mais 4h por segurança e informa ao GP que para evitar atrasos acrescenta mais 4h e informa ao executivo o prazo de término da tarefa. O executivo por sua vez acredita que a estimativa esta com muita “gordura” e solicita o corte de 50%. O que sobrou? 14h sem a margem de segurança do programador. Percebe o problema?!

3. Síndrome do Estudante

Se um grupo de estudantes vai até um professor e pede por um adiamento do prazo final de entrega, eles provavelmente vão argumentar que seus projetos serão melhores se eles tiverem mais tempo; os alunos pedem isso com a intenção de distribuir o tempo de trabalho pelo tempo que sobra até o prazo de entrega. Porém, a maioria dos estudantes terá outras tarefas que também demandam seu tempo. Logo, eles vão acabar se encontrando na mesma situação que começaram, desejando ter mais tempo livre, conforme a data limite se aproxima. Fez sentido para você? Vamos evitar adiar o trabalho até o último momento, ok?

4. Dependência entre tarefas

Quando a data final do seu projeto atrasa o trabalho de recuperação é quase impossível, não é mesmo? Já parou para pensar o quão fácil um projeto pode atrasar e o quanto é difícil adiantar? Esses são os problemas criados pelas dependências entre tarefas.

Curiosidade: Segundo pesquisa PMSurvey, 69% das organizações entrevistadas, na maioria das vezes ou sempre, possuem problemas relacionados ao cumprimento dos prazos estabelecidos.

5. 2 + 2 = 5

Nem sempre as coisas caminham do jeito que imaginamos, não é mesmo? Vamos pensar em um pacote de trabalho com 2 tarefas e com 2 dias de duração cada uma. Qual seria a duração total do pacote de trabalho? Se respondeu 4 dias, vamos refletir. Imagine que cada recurso (na maioria compartilhado) termina uma tarefa e inicia outra, já dá para imaginar que nessa transição este recurso perderia meio dia entendendo a tarefa, lendo e-mails até iniciar a atividade?

E então, gostou do post?

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