Você sofre com esses problemas indesejáveis em seus projetos?
Atrasos
Recursos sobrecarregados
Mudanças constantes (por longos cronogramas)
Recursos não disponíveis quando necessário
Mudanças de prioridade, retrabalhos
Já parou para pensar que você pode estar com a doença do projeto? Então continue a leitura para saber quais são as cinco maneiras de evitar as doenças do projeto.
1. Multitarefa Nociva
Você está trabalhando em uma tarefa e alguém depende dela começar outra tarefa? As prioridades mudam de maneira constante, interrompendo uma tarefa pela metade para começar outra? Então você acabou de entender o que é uma Multitarefa Nociva. Na maioria das vezes o Gerente de Projetos precisa estar atendo a priorização das tarefas para evitar este tipo de doença.
2. Lei de Parkinson
“O trabalho se expande para preencher o tempo disponível para sua conclusão.”
Pense da seguinte forma...Um programador estima cerca de 20h (16h + 4h de segurança) de desenvolvimento e sinaliza ao seu Supervisor, que acrescenta mais 4h por segurança e informa ao GP que para evitar atrasos acrescenta mais 4h e informa ao executivo o prazo de término da tarefa. O executivo por sua vez acredita que a estimativa esta com muita “gordura” e solicita o corte de 50%. O que sobrou? 14h sem a margem de segurança do programador. Percebe o problema?!
3. Síndrome do Estudante
Se um grupo de estudantes vai até um professor e pede por um adiamento do prazo final de entrega, eles provavelmente vão argumentar que seus projetos serão melhores se eles tiverem mais tempo; os alunos pedem isso com a intenção de distribuir o tempo de trabalho pelo tempo que sobra até o prazo de entrega. Porém, a maioria dos estudantes terá outras tarefas que também demandam seu tempo. Logo, eles vão acabar se encontrando na mesma situação que começaram, desejando ter mais tempo livre, conforme a data limite se aproxima. Fez sentido para você? Vamos evitar adiar o trabalho até o último momento, ok?
4. Dependência entre tarefas
Quando a data final do seu projeto atrasa o trabalho de recuperação é quase impossível, não é mesmo? Já parou para pensar o quão fácil um projeto pode atrasar e o quanto é difícil adiantar? Esses são os problemas criados pelas dependências entre tarefas.
Curiosidade: Segundo pesquisa PMSurvey, 69% das organizações entrevistadas, na maioria das vezes ou sempre, possuem problemas relacionados ao cumprimento dos prazos estabelecidos.
5. 2 + 2 = 5
Nem sempre as coisas caminham do jeito que imaginamos, não é mesmo? Vamos pensar em um pacote de trabalho com 2 tarefas e com 2 dias de duração cada uma. Qual seria a duração total do pacote de trabalho? Se respondeu 4 dias, vamos refletir. Imagine que cada recurso (na maioria compartilhado) termina uma tarefa e inicia outra, já dá para imaginar que nessa transição este recurso perderia meio dia entendendo a tarefa, lendo e-mails até iniciar a atividade?
E então, gostou do post?
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