top of page

Um bom humor pode salvar você


Independente da profissão em que você esteja, não há dúvidas de que manter um bom humor pode deixar o ambiente mais leve e com uma energia boa para se trabalhar.

Em gerenciamento de projetos, sabemos que projetos passam por turbulências mesmo com um gerenciamento de riscos eficaz.

Agora imagine este cenário dentro do seu projeto...

Estamos gerenciando um projeto e o patrocinador resolve apresentar o protótipo do produto do seu produto que está em desenvolvimento em uma feira, você recebe a notícia umas três semanas antes do evento e como GP, será necessário reunir a equipe e fazer um planejamento de curto prazo para que este objetivo seja alcançado.

Então assumimos um pequeno projeto de montar um stand para o evento isso tudo dentro de um projeto maior que ainda está em andamento. Contratamos fornecedores para montagem do stand, selecionamos os protótipos que queríamos levar para o evento, fizemos os testes que tínhamos que fazer nos protótipos e estava tudo pronto para o evento.

Para mitigar o risco resolvemos fazer um teste geral dos protótipos principais do evento no último fim de semana antes do evento (sábado) com a participação do patrocinador. E claro tudo funcionou perfeitamente e fomos pra casa todos felizes (só que não ...) o produto pincipalmente não funcionava, desligamos, ligamos, reiniciamos , viramos o protótipo do avesso e nada. E o responsável pelo desenvolvimento do produto? Só chegaria na próxima segunda-feira, a data do evento.

Então como resolver?

É nessa hora que o bom humor apareceu para me salvar...eu poderia dizer ao patrocinador que este protótipo não iria funcionar, que ele só havia me dado três semanas para trabalhar em um evento que nem estava no escopo inicial do projeto, poderia também dizer ao fornecedor para pegar o primeiro vôo e dar o jeito dele....mas estava eu (e um gerente funcional) no domingo no meu notebook baixando o Linux, alterando linhas de códigos e com uma lanterna do celular passando das 00h no estacionamento instalando a nova versão do software do protótipo que seria apresentado em poucas horas.

Resultado...

Lembro que naquele momento de ansiedade, angústia e desespero olhei para o gerente funcional e disse...nunca achei que aprenderia a "programar" (é claro que fui orientado pela equipe que estava ao telefone em outro estado, e não tenho formação em programação) em Linux estilo Telecurso 2000. Naquele momento demos boas risadas e correu tudo bem no evento.

Moral da história?

O Gerente de Projetos deve sim meter a mão na massa quando é necessário, mas mantendo o foco no que é necessário, o importante é sempre focar nos principais objetivos, e é claro ...obstáculos sempre irão surgir, mas um bom humor poderá salvar você em grande momentos de tensão, não se deixando levar pela pressão e pelas dificuldades. Veja os problemas de maneira diferente e a criatividade para solucioná-los irão aparecer.

©Copyright
bottom of page