top of page
banner_empreendedor_2.webp

Receba a 5ª Empreende

Grátis e Semanal

Toda quinta-feira, nossa newsletter entrega insights rápidos e práticos para ajudar micro e pequenos empreendedores a sair do operacional, organizar ações estratégicas e construir negócios autossuficientes. Comece agora a transformar seu negócio!

Obrigado(a)!

Esdras Eliwan, PMP

DevOps é ágil?



O que é DevOps?


DevOps é a mudança na cultura de TI. Ele se concentra na entrega rápida de serviços de TI por meio da adoção de práticas ágeis e enxutas no contexto de uma abordagem orientada para o sistema de acordo com o Gartner. Um amálgama de duas palavras, ‘desenvolvimento’ e ‘operações’ tem como objetivo combinar desenvolvimento de software e operações de software. Quebrando a barreiras entre as equipes de desenvolvimento e operação, o trabalho colaborativo entre eles leva ao benefício da habilidade combinada.



A evolução do DevOps


O conceito de DevOps começou com a incubação do primeiro código de programa de computador, escrito usando Fortran no ano de 1957. Isso criou um dos primeiros empregos de ‘desenvolvedor’. Em 1967, com o lançamento da ARPANET (a rede que se tornou a base da Internet), foi criada uma rede de postos de trabalho de engenharia e centros de operações de rede. Avançando para 2003, o Google contrata Ben Treynor para liderar o primeiro Site Reliability Engineering (SRE) ou Engenharia de Confiabilidade de Sites para executar um ambiente de produção que era separado do ambiente de desenvolvimento. A equipe foi responsável por manter um alto tempo de disponibilidade (99,97%) enquanto trabalhava com os desenvolvedores para garantir que as operações funcionassem sem problemas para seus clientes. Apenas alguns anos depois, em 2009 o Flickr combina "Dev" e "Ops" em uma tentativa de resolver o problema de ‘apontar o dedo’ entre os desenvolvedores e a equipe de operações. Entram John Allspaw e Paul Hammond com a metodologia para implantação de ‘devs’ e ‘ops’ (DevOps) em cooperação, publicamente, pela primeira vez. A solução foi proposta em uma Conferência O’Reilly Velocity, onde os dois sugeriram integrar o desenvolvimento e as operações em uma infraestrutura automatizada.


Em 2009, novamente, um engenheiro baseado na Bélgica chamado Patrick Debois organizou uma pequena conferência sobre “administração ágil de sistemas”. Como meio de anunciar sua conferência no Twitter, ele criou uma hashtag abreviada, "DevOps", de desenvolvimento e operações, dando origem ao termo "DevOps". Hoje, o DevOps Day é um movimento global onde desenvolvedores e profissionais de operações de todo o mundo se reúnem para discutir automação, teste, segurança e cultura organizacional para evitar o atrito entre dev e ops.



O DevOps é ágil?


A resposta simples para isso é Não. Embora os dois termos sejam sinônimos, seria incorreto dizer que ambos são iguais. Enquanto DevOps é o conceito para gerenciar processos de engenharia ponta a ponta, Agile é um processo usado para gerenciar projetos multidisciplinares. Agile é, na verdade, uma das partes mais essenciais do DevOps de sucesso. Aqui estão algumas diferenças essenciais.



Com a mudança no panorama do desenvolvimento de software e a introdução do desenvolvimento Agile em 2001, os desenvolvedores puderam criar código funcional com mais rapidez. No final das contas, DevOps pode ser pensado como uma prática e Agile como um processo. Juntos, eles ajudam na construção contínua, eliminando desperdícios e otimizando o trabalho.


Tradução e adaptação Esdras Eliwan, publicado originalmente em: Is DevOps Agile? por Sakshi Gaurav.

 

O que achou deste conteúdo? Continue acompanhando a PMWay Gestão de Projetos nas redes sociais Instagram, Linkedin, Facebook e YouTube.

Comments


©Copyright
banner_empreendedor_3.webp

Transforme o seu negócio em apenas 30 minutos

Reserve sua mentoria gratuita com Esdras Eliwan e entenda como o Programacelera Negócios pode estruturar sua empresa e equipe para atingir resultados práticos e lucrativos.

bottom of page