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Seja um gerente de projetos e seja um líder


Antes de mais nada, vamos a uma definição muito conhecida do próprio PMBOK 5 ed. para o Gerente de Projeto: Pessoa alocada pela organização executora para LIDERAR a equipe e que é responsável por ALCANÇAR os objetivos do projeto.Isso quer dizer que precisamos engajar a equipe responsável por atingir os objetivos do projeto. E como fazer isso?

Bom, você pode começar criando e compartilhando sua visão e entusiasmo com os membros de sua equipe, mas não se esquecendo de compartilhar também um senso de ordem e eficiência. Incentivar as pessoas a lutar por resultados excelentes, e fornecer a orientação e o apoio para ajudá-los a alcançar esses resultados. Lembre-se que como Gerente de Projetos você é o maestro deste projeto, o que significa que dependendo da sua autonomia (claro) a estratégia e condução do projeto é sua e você não deve deixar qualquer um decidir por você o que deve ser feito e quando. Seja dono do seu negócio! Outro ponto interessante é que é seu trabalho tirar o melhor resultado dos membros da sua equipe, então você é treinador, mentor e motivador. O que significa que em alguns cenários você pode precisar cultivar uma atmosfera de equipe entre as pessoas que nunca trabalharam juntos antes, e para estes casos cabe avaliar uma dinâmica de grupos e até mesmo algum happy hour para deixar a equipe um pouco mais integrada. Você também é a principal ponte de comunicação com o cliente e/ou patrocinador do projeto, e precisa ser preciso em suas comunicações internas e externas e evite suposições. Certifique-se de fornecer uma liderança forte e calma para sua equipe se o seu projeto encontrar alguma turbulência, até porque é muito mais difícil ser um líder em tempos de estresse, e é neste exato momento que a sua equipe precisará mais de você. Percebo ainda que muitos novos gerentes de projetos acreditam que com o seu título e o PMBOK de baixo do braço, irão “forçar” a equipe a respeitar suas decisões (Mito Detonado!). A situação fica ainda pior se alguns membros de equipe eram seus pares ou até mesmo superiores diretos, com isso, você precisará ser criativo para ganhar o respeito, ser arrogante não lhe trará nenhum benefício. A melhor maneira de engajar sua equipe é envolvê-los na tomada de decisão desde o início. Sabemos que nem tudo são flores e há momentos em que você precisará tomar decisões e conduções difíceis por conta de prazos e entregas, mas se fizer reuniões regulares de acompanhamento e sempre manter o contato com sua equipe, certamente eles entenderão a sua posição e irão lhe apoiar em suas decisões. E lembre-se em nossa profissão precisamos ser PROATIVOS, isso quer dizer que precisamos buscar problemas, confrontar riscos, e fazer com que o projeto caminhe o mais próximo possível do plano. E quando não der? Sinalize o mais rápido possível. Gostou do post? Não deixe de comentar e sugerir um tema para a próxima semana.

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